Google Instant: Primeiras impressões


Galera!

Vou falar sobre as minhas primeiras impressões sobre o Google Instant… Isso se eu deixá-las mais de 3 segundos na tela, rsrsrs.

Acompanhei o evento de lançamento da ferramenta pelo streamming do Youtube, e fiquei impressionado: Como esse pessoal do Google é bom de Marketing não?

Vídeo completo do lançamento do Google Instant

Mas depois assisti de novo e consegui acompanhar e pensar melhor no que pode afetar para a galera que trabalha com Search. Se levarmos em consideração o que o Google quer vender que é a velocidade e a precisão nas buscas, parabéns, Eles conseguiram! A capacidade do google instant de exibir cinco, sete buscas ao mesmo tempo é muito legal, isso era muito difícil de imaginar a um dois anos atrás.

Gráfico-Google-Instant

Gráfico-Google-Instant

Mas os critérios adotados pelos engenheiros do Google que não pegou bem. Foi definido que os resultados que aparecem quando você digita a letra “W” Weather é o mais importante. Ao digitar “A” American Airlines e AT&T são os mais relevantes, isso segundo os critérios dos Googlers.

É brincadeira né? Não é possivel que seja tão simples assim definir quem-é-quem através do “achismo” de UMA equipe (por mais foda que eles sejam). Este ponto cai novamente na minha principal dúvida em relação ao Google: eles defendem a usabilidade ou defendem os seus interesses?

Como disse a Vanessa Fox: “Agora as pessoas vão querer posicionar letras-chave ao invés de palavras-chave”. viraria uma loucura, mas seria o mais justo. Porém o Google decidiu facilitar nossa vida achando quem é mais importante na visão deles. Valeu! Valeu?

O peso do branding será muito grande agora nas buscas e as queries de long tail terão uma pequena desacelerada.

Ao procurar por “Novidades sobre o Google Instant para SEO” temos um long tail, mas ao usar o Google Instant, nosso instinto nos dirá para primeiro ver os resultados apresentados  em “Novidades sobre o Google”, “Novidades sobre o Google Instant”.

serão feitas mais impresões dos termos curtos, mais impressões de queries com mais de 3 termos, mas ao mesmo tempo também aumentarão as queries long tail. dessa forma o volume de buscas aumentará para o Google (ponto para eles!), e as pessoas irão cada vez mais complementar as buscas digitadas se não encontrarem o que querem, e acabaremos atingindo o long tail de qualquer forma. Portanto, não acho que seja o fim do Long Tail.

Como SEO acredito que para nós o que muda é a necessidade de compreender cada vez mais o jeito como os usuários pensam. A importância de entender como são digitados nossos produtos/serviços por nosso nicho de usuários é cada vez mais importante para a criação exata do conteúdo. Um exemplo simples que pode ser dado: seu usuário digita “cachorro” ou “cão”? Nas antigas buscas esta diferença não seria tão sentida devido a lista de sinônimos, mas com o Instant teremos uma diferença boa entre estes termos nos resultados instantâneos.

Nessa nova brincadeira acho que quem se fudeu mesmo foram as equipes de links HA-ha que terão que enxugar mais as campanhas, para não aparecer em buscas totalmente fora de foco e também devido a quantidade de impressões que vão acontecer agora. ADEUS QUALITY SCORE! rs

Voltemos para SEO: Teremos que pensar como usuários e como o Google: O que os usuários pensam quando vão procurar por cachorros? o que o Google define como mais relevante para pesquisas sobre cachorros? pensar como o usuário procurava pela sua empresa estava ficando fácil demais mesmo, vamos fazer a brincadeira ficar mais legal e exibir seus concorrentes naturais e mais quatro pesquisas ao mesmo tempo para dificultar!

Aposto que os engenheiros do Google estão rindo a toa com seu novo brinquedinho!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: