WBF – Google Panda Update


Muito foi escrito sobre o Google Panda, muito foi dito sobre o Google ser bonzinho ou malvadinho tentando “sacanear os SEO’s, muitas teorias foram feitas, muitas críticas, mas nenhuma solução ou qualificação que descreva porque razão o Google fez o que fez com o SEO de algumas pessoas que foram afetadas pela atualização.

Nada de conclusivo até agora! O pessoal do SEOmoz se superou mais uma vez de forma simples e ter alguns argumentos conclusivos através do video do coleguinha Randfishkin.

// //

De tudo o que foi mostrado é importante frisarmos dois pontos: SEO pensando na usabilidade e qualidade do site. E também as métricas que são propostas no video.

A qualidade para um SEO como é colocar meta tags bonitinhas, palavras-chave e todas aquelas coisas que são passadas para os estagiários fazerem e que se você não tiver mais nenhum conhecimento além do SEO vai morrer por aí. Qualidade do site na realidade não pode ser medida pela equipe de SEO. Se o conteúdo do site é de qualidade quem vai nos dizer são os usuários e os proprietários do site (se você trabalhar numa agência como eu).

As “novas métricas” propostas também são bem legais pois mostram o interesse do usuário no seu site de forma que mostre que ele esta “curtindo” o site, navegando de forma legal e pretenda voltar para uma segunda visita. Por exemplo: É legal ter visitantes únicos mas se você tem X visitantes únicos e X*2 visitantes que retornaram, WOW as pessoas realmente gostaram do que viram e esta métrica deixa de ser negativa. CTR do webmastertools também é bem legal de levar em consideração. As vezes uma busca gerou só 20 visitas para o seu site, mas em compensação ela só apareceu no ranqueamento 25 vezes. Ponto positivo para sue site, enquanto o site do “vizinho” teve 100 visitas e meio milhão de vizualizações.

O importante sempre será o consumidor final daquilo que você produz em seu site. Infelizmente para alguns SEO’s os robôs de busca não são “consumidores”, eles apenas fazem uma auditoria no estilo ISO para conferir a qualidade do que é levado aos usuários. Então seja o que for que você crie no seu site, pense nas pessoas que não tem obrigação nenhuma com seus resultados de SEO e muito menos com a sua posição no Google.

P.S.: O Google levar cada vez mais em consideração o que os usuários gostam, torna-o mais próximo da realidade de uma busca feita por seus usuários e não pelos Crawlers.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: