a diferença entre cliques e visitas em SEO


Esta semana ao acessar o Google Web Master Tools comecei a fuçar no painel de “Search Queries”, mais especificamente no CTR que tem lá.

tudo bem que o CTR do Web Master Tools é apenas uma estimativa dos cliques da busca orgânica mas me deparei com um pensamento que no final, nas minhas conclusões, virou mais uma dúvida do que uma solução.

Quando você clica em um resultado da busca orgânico, o usuário é direcionado a uma página de um dominio especifico, contabilizando uma visita, através da palavra-chave X, na URL Y, que estava posicionando em Z.

Tudo certo? posso fazer meu relatório pro cliente? errado!
Se o link foi clicado e a página não carregou por completo, sua visita foi pro saco.

Isto ocorre porque a recomendação do Google é taguear Analytics e o Web Master Tools no final das páginas, e para que a visita seja contabilizada devemos esperar a página carregar até o fim que é onde os códigos de ferramentas do Google se encontram.

Dois pensamentos conflitantes me surgiram

Primeiro: Ok, vamos continuar seguindo o conceito do Google, pois assim só temos realmente uma visita quando todo o conteúdo é exibido para os usuários e ele fica feliz. Além do mais quem sou eu para contrariar o Google?
Segundo: Já que um clique não é necessariamente uma visita e eu quero usar o CTR do Web Master Tools como uma métrica para meus clientes, posso colocar os códigos de ferramentas do Google no cabeçalho das minhas páginas e assim que ela começar a carregar, o Analytics já irá contabilizar minha visita, aproximando a quantidade de visitas com a quantidade de cliques.

Este segundo pensamento é mais conflitante pois ele realmente demonstra com maior fidelidade quais as minhas palavras-chave que estão sendo clicadas porém a qualidade do tráfego demonstrado não é a mesma que seria contabilizada com o tagueamento no final do HTML das páginas.

A conclusão que tirei foi a que manter o código no final do HTML é a melhor opção pois nos ajuda exatamente por exibir a diferença entre cliques e visitas.
Indo de encontro com a recomendação do Google.

Não falei que eles eram uns fodelões? :P

Deixe uma resposta

