Perfil profissional de SEO


Para trabalhar com SEO você deve otimizar um site… Poxa vida, que genial não?

Já fui contratado como SEO, fiz provas nestas entrevistas, já tive que explicar o que fiz em alguns cases e o que faria melhor se tivesse chance, mas pela primeira vez tive que me preocupar com a seguinte questão: “Luiz define aí que características um SEO tem que ter para entrar na nossa equipe?

Poxa vida, não pensei que seria tão difícil assim. Sei que há aquelas características básicas de saber usar o analytics, “quantas letras você pode usar nas meta tags (argh)“, use um call-to-action aqui e ali, mas isso tudo não define um perfil profissional, e sim uma série de funções que o SEO têm.

Não sei se eu que sou exigente ou se nessa área não há um Curriculum estudantil básico para preencher uma vaga, mas que eu ainda não cheguei a uma conclusão clara, ainda não cheguei. Apenas consegui ver dois perfis que ao se complementarem tornam uma equipe muito produtiva.

Vejo muitas pessoas saindo da programação web e se embrenhando na otimização do código do site, aperfeiçoando o HTML e toda a estrutura que é interpretada pelos robôs de busca e acabam caindo no SEO, mas vejo também nesses profissionais a falta de preocupação com o usuário e o conteúdo que será entregue a eles.

Porque? É o hábito da galera de programação entregar aquilo que é solicitado. Os caras são fudidos no que fazem, porém não tomam uma decisão estratégica na construção de um site, e aí falta aquele detalhe que vai fazer o conteúdo ser bem avaliado.

Aí que surge o outro perfil de SEO que é mais voltado para fazer um planejamento, ajudar na sugestão de conteúdo e pensar no link building. Este cara tem mais as manhas de interpretar dados do analytics e orientar a produção do conteúdo.

Emfim, o profissional de SEO têm que saber um pouco de BI, um pouco de planejamento, um pouco de programação web, com o passar do tempo refinar o uso das ferramentas de SEO. Esquece as benditas meta-tags, visitantes únicos etc, essas coisas básicas que você ensina a qualquer em uns 15 dias. O diferencial está na NOÇÃO em usar os dados disponíveis nas ferramentas de métrica e o que fazer com eles. Sempre tem que haver o equilibrio em tudo que é feito no Google, porque nós como SEO’s não temos total controle sobre o que produzimos.

Bom, no final das contas o esquema é pensar no que realmente agrada o usuário, sem usar aquele clichê de conteúdo é rei, porque a estruturação do site também faz parte do conteúdo entregue no site.

3 Respostas to “Perfil profissional de SEO”

  1. você esqueceu de curiosidade!! tem que sempre querer aprender mais. por isso fiz questão do peçanha contratar você, pow :-P

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: